29 de abril de 2015

Juvenal Brandão expulso por chamar Preto... a Ricardo Preto

Juvenal Brandão chegou este ano ao Aliados de Lordelo, proveniente do Alfenense
Foto: Blog do Aliados de Lordelo
A situação inusitada aconteceu perto do final da partida entre o Valadares e o Aliados de Lordelo, que os visitantes venceram por 1-2. 
Juvenal Brandão, treinador do Aliados, fez entrar Hugo Silva para o lugar de Chiquinho e pediu-lhe para não subir, uma vez que o atleta não costuma jogar na posição em que foi lançado e o técnico pediu-lhe que ficasse perto do central: "Tinha acabado de lançar um jogador que não está rotinado na posição. Ele é central e tive de o colocar a lateral direito. Em vez de defender, estava a subir e eu, no banco, gritei - Hugo, não subas, junta-te ao Preto e fica. Preto é o nome do central que joga pelo lado direito, mas o fiscal-de-linha repreendeu-me de imediato", contou o técnico em declarações ao Jornal de Notícias
Juvenal Brandão afirma ainda que não se tinha apercebido da situação até que percebeu que a confusão estava a ser causada porque René, avançado do Valadares, é de negro: "No início, nem estava a perceber, mas o assistente voltou a dizer-me "mister, nunca mais diga isso, é racismo". Aí, caiu-me a ficha, porque o avançado do Valadares, o René, é de raça negra. Tentei explicar que Preto era o nome do meu jogador, mas, de repente, vejo o árbitro a correr na minha direcção e a dar-me ordem de expulsão", contou o técnico à mesma fonte.
Ricardo Preto esteve na origem da
confusão que ditou a expulsão do técnico
Foto: Facebook Aliados Lordelo
No final da partida, Juvenal Brandão teve oportunidade de falar com João Martins, árbitro do encontro, mas o juiz explicou que, apesar de poder ter havido alguma precipitação, a expulsão deveu-se ao facto do treinador estar fora da sua área técnica: "Na presença dos delegados falei com os árbitros e expliquei que o nome do meu jogador era mesmo Preto. O árbitro percebeu que pode ter havido alguma precipitação, mas justificou a expulsão por eu estar fora da área técnica", disse o técnico, desta feita ao site MaisFutebol.
João Martins disse ainda ao Jornal de Notícias desta quarta-feira que o técnico do Aliados de Lordelo procura.. protagonismo: "O treinador não foi expulso por isso. A razão é diferente e consta do relatório que não posso divulgar. O que posso dizer é que esse senhor procura protagonismo. Ando no futebol há muitos anos e não sou burro para expulsar um treinador sem motivos", disse o juiz gaiense que referiu ainda que "os árbitros não sabem as alcunhas dos jogadores".
Do lado do Valadares, Alexandre Ribeiro, treinador da equipa, afirmou ao 'A Bola é Redonda' que não houve qualquer tipo de acto racista: "Não existiu qualquer acto de racismo. Realmente o treinador do Aliados estava apenas a dirigir-se ao seu jogador, que se chama Preto, e que estava sempre por perto do René que é um jogador de cor da nossa equipa", referindo também compreender a posição do árbitro da partida: "Compreendo também a posição do arbitro João Martins, porque não é fácil saber-se os nomes de todos os jogadores intervenientes no jogo e foi isso que acabou por criar este equivoco", concluiu o técnico.
Juvenal Brandão espera, por isso, que a expulsão seja levantada pela AF Porto, que ainda não se pronunciou sobre este caso. Caso não aconteça, o técnico arrisca uma pena de quatro jogos de suspensão.

Sem comentários: