17 de outubro de 2014

Óscar Nogueira - "Gaia apresenta candidatos de respeito á conquista do acesso à subida de divisão"

Apesar das dificuldades que encontrará, Óscar Nogueira acredita que o Coimbrões pode ser o tomba-gigantes na Taça de Portugal
Vamos ter certamente uma eliminatória da Taça de Portugal muito interessante e a suscitar muita curiosidade com vários jogos "tentadores", começando por um interessantíssimo Fc Porto-Sporting CP mas focando mais na nossa realidade e evidenciar o Coimbrões-Rio Ave e o Serzedo-Sp. Espinho.
A tarefa do Coimbrões parece complicada e de possibilidade de passagem á etapa seguinte reduzida, mas será também um desafio apetitoso e motivante para os jogadores se agigantarem e, daí, poder partir para uma exibição ambiciosa de forma a minimizar as diferenças que, certamente, existem entre uma equipa do Campeonato Nacional de Seniores e outra da 1º Liga, que até representa o futebol português através da Liga Europa. Esperemos um dia menos bom do Rio Ave e um excelente dia do Coimbrões e, assim, tudo poder acontecer!
Já o Serzedo, não tendo um trabalho facilitado com a visita do Espinho, parece-me que tem mais legitimidade de discutir com outro equilíbrio esta eliminatória.
Mesmo com algum favoritismo dos Espinhenses, os gaiense apresentam argumentos já demonstrados na etapa anterior que pode ambicionar estar no próximo sorteio da Taça de Portugal.
Outro motivo de curiosidade, é o de ambas as equipas virem de vitórias moralizadoras depois de fases negativas e daí quererem continuar esta fase positiva! Neste jogo calculo que haja mais equilíbrio, até porque o Serzedo terá proveito do factor casa e das caracteristicas do seu terreno. Estão com toda a certeza lançados dois dos jogos desta eliminatória que despertaram a atenção de muitos, especialmente dos gaienses!

Na Elite e após um domínio do São Martinho nas primeiras jornadas, aparece um Oliveira do Douro forte e confiante, parecendo querer ser um sério candidato a um dos lugares desejados e que permitem a ascensão ao CNS.
Já assisti a dois jogos dos Oliveirenses onde mostraram atributos para os nomear como candidatos á subida de divisão, apresentando-se coesos, intensos, organizados e transparecendo um bom espírito de grupo. Parece-me que se conseguirem ser regulares podem ser uma das quatr ou cinco equipas que irão lutar por esses dois lugares de sucesso.
Outra equipa que também reúne atributos para entrar nessa discussão é o Valadares, que se deslocou ao Padrão da Légua e conquistou justamente os três pontos em disputa. Entrando no jogo com personalidade e segurança na posse e controlo do jogo, teve um revés quando sofre um golo contra a corrente dos acontecimentos e assim chegaria ao intervalo em desvantagem.
A abordagem ao segundo tempo não seria muito diferente, só com a importante particularidade de pôr mas alguma rapidez na circulação de bola causando mais alguns desiquilíbrios na defesa contrária, proporcionando roturas na mesma, que viria a dar frutos com a conquista de um livre directo e uma grande penalidade, que resultaria no primeiro e segundo golos. A partir daqui, foi uma equipa a gerir perante alguma impotência do Padroense que, reduzidos a 10 homens, não parecia apresentar argumentos para perturbar a experiente equipa de Valadares, que acabaria com as duvidas - se haviam -  do resultado no ultimo lance do jogo com o terceiro golo.
Assim chegaria o final dum jogo que confirma a qualidade da equipa gaiense, e reafirma-se com argumentos suficientes para lutar por um desses tão desejados dois lugares que dão acesso aos Nacionais do futebol português.
Assim, parece-me que Gaia apresenta candidatos de respeito á conquista do acesso à subida de divisão!

Óscar Nogueira

Sem comentários: