11 de agosto de 2014

Análise da Série C do Campeonato Nacional de Seniores - Óscar Nogueira

Óscar Nogueira acredita que Cinfães e Salgueiros 08 poderão ser os principais candidatos à subida.
Dia 24 deste mês começa o Campeonato Nacional de Seniores com vários clubes de nomeada, mas faremos uma análise mais pormenorizada da Série C onde está incluído o Coimbrões.
Nesta serie encontram-se o Sp. Espinho que parece procurar de alguns anos a esta parte a estabilidade desportiva mas principalmente financeira, parecendo partir para este campeonato com a ideia de tranquilidade somente.

Temos também o Cinfães que se reforçou com jogadores experientes nestas andanças e de qualidade confirmada, entre eles destaco Tiago Pinto e João Beirão ao Boavista e Pepe e Toste ao Salgueiros entre outros, juntando às renovações de qualidade segura, portanto acho que será certamente a ter em conta como um candidato aos dois primeiros lugares!

O Gondomar aparece esta época, uma vez mais, como incógnita, perdendo vários jogadores influentes na época passada, a construção do seu plantel é muito lenta e de qualidade incerta, apesar de serem muito bem orientados, por isso veremos como se apresentam.
O Lourosa apresenta sempre equipas competitivas e contam com uma massa associativa "bairrista" e exigente que apoia com muito carinho o clube da terra. Perderam alguns jogadores influentes para o vizinho Cesarense mas também foram buscar dois ou três jogadores para colmatar essas mesmas saídas, por exemplo Pedro Sá que conheço bem de o treinar e sei a qualidade que vai trazer á equipa. Podem contar com uma equipa a procurar dignificar a "terra" em todos os jogos!

O Pedras Rubras apostou na continuidade da estrutura, não saindo nem entrando muita gente, reforçando-se pouco, mais dentro das possibilidades do clube, juntando ao bom conhecimento e competência da sua equipa técnica penso que poderão fazer um campeonato tranquilo.
Esta serie conta também com a "novata" equipa de Sobrado, que manteve a "espinha dorsal" do seu 11 mais utilizado e dar continuidade ao trabalho realizado pelo Manuel Pinheiro, também se estreando em Campeonatos Nacionais, campeonato esse que já o poderia ter frequentado quando há alguns anos subiu o Pedrouços. Aproveitando as mais-valias do ano passado e reforçando-se com jogadores como Miguel Matos ex-Salgueiros, André Soares ex-Grijó e Hugo Oliveira ex-Vizela entre outros, penso que para quem não conhece os jogadores e só avalia o clube pelas presenças em CNS pode ser surpreendido e passa a ser um trunfo para as suas prestações neste mesmo campeonato!

Já o Sousense como já de alguns anos a esta parte se apresenta praticamente com o mesmo plantel, só referindo as saídas de Daniel e Telmo e saudando o regresso de Norinho após castigo federativo e, também, a chegada de um "miúdo" talentoso da formação do FC Porto, André Ribeiro, esta estabilidade da estrutura faz do clube e da equipa credível, e a ter em conta para um campeonato mais tranquilo que no ano passado.
Tendo pouca informação e conhecimento do Moimenta da Beira, ate porque os poucos jogos-treinos feitos ate agora (3) não deram grandes indicações, passo a falar de outro clube que o apelido de candidato aos dois primeiros lugares, e esse é o Salgueiros. Clube que tenta entrar na realidade futebolística em que está inserido mas nem por isso deixou de se reforçar qualitativamente e a quantidade necessária para dar essas garantias e possibilidades de lutar por um lugar que dê acesso ao "sonho"!

Estruturado com o apoio de um director desportivo conhecedor de futebol, um presidente atento e rigoroso, um treinador motivado pela oportunidade dada de treinar um clube como o Salgueiros no CNS e que certamente vai dar uma resposta positiva, um conjunto de valiosos jogadores que reúnem o necessário num plantel competitivo e competente que é experiencia, qualidade e irreverencia e finalmente uma massa associativa única, muito exigente mas sempre presente a empurrar a equipa para o sonho. Acredito estar reunidas condições de lutar por um desses dois lugares!

Aqui vamos "ajustar" e opinar da possibilidade do Coimbrões nesta serie, achando eu que tem condições e legitimidade de ambicionar por um bom campeonato, deixando sair alguns jogadores bastante utilizados como: Carlos Sousa, Costa, Nando, etc., também rectificou com jogadores experientes, de muita qualidade como: Makukula, Pinheiro, Fábio, Júlio entre outros, dando possibilidades de poder superar a classificação do ano passado e podendo andar no pelotão da frente!

Espero e conto com um Coimbrões forte, competitivo e competente, á imagem da exigência do seu treinador!

Estaremos atentos e acompanhando passo a passo esta série, esperando ser um campeonato muito competitivo e não menos atractivo! Estão lançados alguns pontos de interesse e haverá brevemente mais!
Até breve!

Óscar Nogueira

Sem comentários: