15 de maio de 2013

Edite Fernandes - "É motivo de orgulho para o clube e para a cidade de Gaia"



Plantel do Valadares quer trazer a Taça de Portugal para Gaia e fazer história
O Valadares Gaia disputa no próximo domingo a final da Taça de Portugal de futebol feminino, frente ao Boavista, no Estádio do Jamor. Depois de uma caminhada imaculada até ao jogo final, o Valadares Gaia deixou pelo caminho o Sousense, Os Sandinenses, a Escola de Futebol Feminino de Setúbal, o Leixões e o A-dos-Francos, com quem luta para subir de divisão, com a particularidade de apenas ter jogado por uma vez em casa, precisamente frente ao Leixões, jogo que as atletas do Valadares venceram por 3-1, tendo marcado 15 golos e sofrido apenas cinco.
O A Bola é Redonda falou com Edite Fernandes, a jogadora mais internacional por Portugal com mais de 100 internacionalizações e uma vasta experiência no futebol feminino, tendo já representado clubes como o Boavista, o 1º de Dezembro, o Prainsa Zaragoza, o Atl. Madrid ou o SC Blue Heat dos Estádos Unidos. 
Edite Fernandes confia na vitória
da sua equipa
Ao blog, Edite Fernandes referiu que este é um feito histórico para o clube e para a cidade de Gaia, e que, apesar das dificuldades, o pensamento passa por trazer a Taça de Portugal para Gaia: "As nossas expectativas são sempre as de fazer melhor e tentar ganhar, mas sabemos das dificuldades que iremos encontrar. Para o clube é um feito histórico, tendo em conta que só existe há um ano. É, de facto, motivo de orgulho para o clube e para a cidade de Gaia", disse. Estar numa final da Taça de Portugal não é novidade para a jogadora. Pelo 1º de Dezembro, Edite Fernandes venceu por três ocasiões esta competição. Apesar disso, a atleta aposta no colectivo e não apenas na sua experiência, para que o Valadares Gaia consiga sair vencedor no domingo: "Penso que poderei ajudar com a minha experiência, no entanto, acho que o colectivo terá que ter uma maior importância no jogo. Uma só jogadora, ou os nomes, não ganham jogos", atirou. Esta partida terá ainda um cariz especial para a atleta, uma vez que foi no Boavista que Edite Fernandes se estreou no futebol sénior: "Sem dúvida que será um jogo especial. O Boavista é um clube especial, pois foi o clube que me lançou para o futebol e a quem devo muito, portanto será um encontro bastante especial para mim", disse a melhor marcadora da prova, com 13 golos, divididos entre o Montra de Talentos/AC Milan, primeiro clube esta época da portuguesa, depois do seu regresso dos Estádos Unidos, onde representou o SC Blue Heat.
Troféu que todas querem segurar
Para além da presença na final da Taça de Portugal, o Valadares Gaia está a fazer um brilharete no campeonato. Na primeira fase, a equipa foi imbativel, somando por vitórias os dez jogos realizados na Série B da 2ª Divisão Nacional, onde apontou 79 golos e sofreu apenas dois. Agora, a disputar o Campeonato de Promoção, as gaienses ocupam a segunda posição com 18 pontos. O próximo jogo do campeonato é com as líderes, A-dos-Francos, e em caso de vitória o Valadares Gaia passará para a frente da classificação e estará muito próximo de garantir a subida de divisão. Por isso, Edite Fernandes faz uma avaliação positiva da época, até ao momento: "A época está a ser bastante positiva ate agora. Ainda não conseguimos nada, mas estamos a um passo de conseguir a subida. Quanto á Taça, logo se vê, primeiro temos de a jogar e tentar conquista-la", concluiu.
Adversário de peso para
as meninas do Valadares
A partida da Taça de Portugal disputa-se no próximo domingo, no Estádio do Jamor, e o seu início está marcado para as 17h. A arbitra internacional Berta Tavares, da AF Vila Real, foi a escolhida para dirigir o encontro. Será auxiliada por Olga Almeida, da AF Viseu, Maria João Freire, da AF Lisboa e ainda pela quarta árbitra, Andreia Sousa da AF Braga. O A Bola é Redonda estará presente na reportagem deste jogo em parceria com o Jornal Audiência.

Sem comentários: