19 de junho de 2011

Festa rija do Vila FC que empatou frente ao Cerco do Porto e subiu de divisão

Jogadores do Vila FC levantaram Edmundo Duarte nos festejos da subida de divisão
O Vila FC deslocou-se esta tarde ao Estádio Prof. Dtr. Vieira de Carvalho, na Maia, para defrontar o Cerco do Porto em jogo relativo à 35ª jornada do campeonato da 2ª Distrital e que na altura não se realizou devido a agressões de que os gaienses foram alvo à chegada ao Complexo Desportivo de Campanhã e que levaram os responsáveis do clube a recusarem-se a jogar, alegando falta de segurança. Este jogo era decisivo para as contas da subida de divisão e do título de campeão de série, bastando aos gaienses apenas o empate para conseguirem a promoção e em caso de vitória seriam os campeões de série.
Numa partida considerada de alto risco e que mereceu um forte contingente policial, o Vila FC entrou com disposição de vencer a partida e logo aos nove minutos de jogo adiantou-se no marcador por intermédio de Jorginho, que surgiu a rematar na esquerda, com a bola a entrar entre o guardião do Cerco e o poste da baliza. Este golo animou os adeptos gaienses que acompanharam a equipa, mas no terreno de jogo, a impetuosidade com que os atletas dos portuenses iam abordando os lances, fez com que a equipa recua-se ligeiramente no terreno, o que causou alguns erros que poderiam ter sido fatais para o conjunto de Edmundo Duarte. Pouco depois, aos 17', um dos avançados do Cerco do Porto surgiu isolado perante Filipe e atirou para o empate, para delírio dos adeptos portuenses, visto o empate servir na perfeição ao Cerco do Porto para se sagrar campeão de série. Contudo, o Vila FC não baixou os braços e aos 25 minutos, na marcação de uma falta, a bola caiu nos pés de Pedrinho que da direita efectuou um centro tenso, que encontrou novamente Jorginho no coração da área com o extremo esquerdo a desviar para o segundo dos gaienses, deixando novamente em delírio os adeptos do clube. O Cerco do Porto Não baixou os braços e partiu novamente para cima dos gaienses que voltaram a descer no terreno permitindo a aproximação do conjunto contrário da sua baliza. Já perto do intervalo, na sequência de um pontapé de canto, o Cerco beneficia de uma grande penalidade, depois da bola ter tocado nos braços de Joel. Decisão que se pode aceitar do juiz da partida, apesar de o cabeceamento por parte do jogador portuense ter acontecido à queima-roupa dando poucas hipóteses ao atleta do Vila FC. O avançado do Cerco apontou a grande penalidade e não falhou, levando o jogo para o intervalo empatado a duas bolas.
A segunda parte resume-se a várias tentativas das duas equipas em chegar à vantagem, apesar de demonstrarem já algum cansaço o que proporcionou muito contacto físico e vários cartões amarelos para jogadores do Cerco do Porto. De destacar duas ocasiões de golo para os gaienses, uma logo a abrir a segunda metade, com Gerson a controlar a bola pela direita do ataque, centrando para Gomes que estava no coração da área e quando este ia atirar para à baliza, um defesa do Cerco consegue evitar que a bola passe. Já muito perto do final, novamente Jorge Gomes, a atirar de primeira na cabeça da área, mas a bola saiu ligeiramente por cima da baliza do Cerco do Porto.
Pouco depois o juiz deu por terminada a partida e a festa instalou-se dos dois lados do terreno: O Cerco do Porto conseguiu o título de campeão de série e a promoção à 1ª distrital logo no ano de estreia nos campeonatos da AF Porto e o Vila FC, que manteve a invencibilidade, somando 30 jogos consecutivos sem qualquer derrota, bem como a promoção à 1ª distrital também em ano de estreia do clube, embora em igualdade pontual com Atl. Rio Tinto e Pedroso, que assim voltou a ficar de fora da promoção.

Edmundo Duarte, o obreiro da subida do Vila FC em ano de estreia

Edmundo Duarte: "Foi feita justica. Subiu a melhor equipa, lamento que não tenham subido duas equipas de Gaia, que era o que devia acontecer, mas fomos os melhores e do nada conseguimos fazer uma grande equipa e o que ninguém esperva aconteceu".

Rogério Santos: "Foi um recorde e um trabalho árduo. Estão todos de parabéns, a comissão administrativa, os adeptos que nos apoiaram. Foi um jogo bem jogado e se fosse sempre assim, nunca haveria problemas. Nunca duvidei que isto acontecesse, devido ao valor da equipa, que é muito forte e esteve tecnicamente sempre muito bem, como provam os 30 jogos sem perder. Vamos estudar agora a próxima época para trabalhar de forma a conseguirmos manter esta senda vitoriosa"
Jogadores do Vila FC ofereceram os equipamentos aos adeptos presentes no estádio

4 comentários:

josé adegas disse...

Lindoooooooooooo! Vila Vila Vila Vilanovense!!!

Anónimo disse...

Na próxima época será interessante ver 8 equipas gaienses na serie 1. Algumas destas com alguma história, o que poderá levar mais adeptos a assistir aos jogos. As equipas de Gaia são: S. Félix, Vila, Leverense, Crestuma, Gulpilhares, Avintes, Arcozelo, Perosinho.

Anónimo disse...

COSTOU, MAS FOI FEITA JUSTIÇA!!!

Anónimo disse...

as equipas de gaia nao vao ficar na série 1