28 de março de 2011

Vila FC vence dérbi frente ao Pedroso, que termina com cenas lamentáveis


Local: Parque Soares dos Reis
Hora: 16h
Árbitro: Fernando Nunes, auxiliado por Licínio Torres e Joaquim Pinto
Assistência: Cerca de 400 pessoas

Vila FC: Filipe, China, Suiço, Joel Sousa e Bruno Fonseca, Gil (Gonçalo 61'), Gerson e Pedrinho (Marcos 61'), Rúben (Ruizinho 87'), Jorginho e Jorge Gomes
Suplentes não utilizados: Filipe Rato, Paulo Pinto, Luís e Miguel
Treinador: Edmundo Duarte

Pedroso: Nuno, Rúben, Bruno Teixeira, Tiago e Cancela, Carlos (Oliveira 74'), Sá e Bino (Hélder Santos 58'), Ricardo (Pedro Chaves 51'), Bruno Vasconcelos e Luciano
Suplentes não utilizados: Bastos, Pedro, Filipe e Tiago
Treinador: Manuel Rocha

Resultado ao intervalo: 0-0
Resultado final: 1-0

Marcador: Bruno Fonseca (64')

Disciplina: Cartão vermelho a Ricardo (86') do Pedroso, expulso do banco por palavras ao árbitro

Crónica

Vila FC foi um justo vencedor e continua na luta pela subida de divisão

Falta de eficácia dos avançados do Pedroso foi a principal pecha da equipa
 Apesar da tarde cinzenta, a ameaçar chuva, o Parque Soares dos Reis teve uma boa moldura humana a assistir ao jogo entre o Vila FC e o Pedroso, um dérbi gaiense que teve todos os ingredientes necessários para um bom jogo de futebol, mas que não foi sempre bem jogado. O Vila FC com um futebol mais fantasista e mais colectivo, acabou por somar os três pontos, contrastando com o futebol mais directo e mais objectivo do Pedroso, que por manifesta falta de sorte e pouca eficácia dos seus avançados, não conseguiu outro resultado apesar das boas ocasiões de golo que criou, sobretudo nos primeiros 45' de jogo.
Os visitantes, entraram na partida fazendo valer a condição de líder e logo nos minutos iniciais criaram duas boas situações de golo, com Bruno Vasconcelos e Luciano a errarem o alvo por pouco. A equipa da casa, um pouco atarantada com a entrada do adversário, apenas conseguiu criar algum perigo na área de Nuno aos 20' de jogo, por intermédio de Jorge Gomes, que cabeceou mal após um centro da esquerda do ataque, na sequência de uma bonita jogada colectiva. Na resposta, e na sequência do pontapé de baliza batido por um jogador do Pedroso, a bola acaba nos pés de Luciano, que surgiu isolado perante Filipe, mas atirou à figura deste. Aos poucos a partida foi endurecendo, com os jogadores a entrarem em picardias desnecessárias, com a complacência do árbitro, que mostrou um critério muito desigual, prejudicando quase sempre a equipa do Vila FC. Depois de mais uma ocasião perdida pelo Pedroso, com Bruno Vasconcelos a chegar atrasado a um centro de Luciano, a oportunidade mais flagrante da primeira parte para o Vila FC chegou aos 41', com Jorge Gomes a conseguir fugir aos centrais do Pedroso e a ganhar espaço para o remate, que no entanto saiu à figura do guardião Nuno. Antes, os adeptos do Vila FC reclamaram penalti, num lance em que um jogador do Pedroso, ao cortar a bola, leva a mesma a bater no braço dum colega, mas numa situação que pareceu legal, por ambos estarem muito próximos um do outro. O intervalo chegou com o nulo a vigorar, mas com o Pedroso a sofrer as consequências da falta de eficácia demonstrada.

A segunda parte começou com o ritmo da primeira, e o Pedroso voltou a dispor de soberana ocasião para abrir o marcador, novamente com Luciano a surgir isolado à frente de Filipe, mas a rematar à figura do guardião, muito por culpa da rápida intervenção deste. Aos poucos a pressão do Vila FC foi-se intensificando, o Pedroso já não ganhava tantas bolas a meio campo como no primeiro tempo, o futebol mais apoiado e mais fantasista dos miúdos de Edmundo Duarte foi ganhando mais consistência e com as entradas de Gonçalo e Marcos aos 61' de jogo a equipa foi-se soltando e ganhando metros no terreno de jogo. Gerson, aos 63' avisou que o Vila FC estava ali para somar o 24º jogo consecutivo sem qualquer derrota ao atirar à trave, num remate na zona frontal depois de um mau alívio da defesa forasteira e dois minutos depois, Bruno Fonseca deixou em delírio os adeptos da casa, ao marcar um grande golo na cobrança de um livre directo, sem hipóteses para Nuno. A partir deste momento o jogo partiu-se, Bruno Vasconcelos voltou a ganhar aos centrais do Vila FC, mas depois permitiu o corte de Joel Sousa após excelente recuperação do central e as ocasiões de golo começaram a escassear até ao apito final, muito por culpa da boa gestão de jogo que a equipa de Edmundo Duarte foi fazendo e do nervosismo dos jogadores do Pedroso que lhes foi tolhendo as ideias, com o futebol directo a não funcionar como tinha funcionado até ao momento do golo. Até ao final, o Vila FC conseguiu manter o resultado e somar mais uma vitória, a sétima seguida e o 24º jogo sem perder, confirmando o estatuto de grande candidato à subida.
Após o apito final, cenas lamentáveis e que podem trazer repercussões desnecessárias para os vilanovenses. Festejos exagerados dos jovens da equipa da casa, que de certa forma provocaram os adeptos do Pedroso, Luciano não gostou e desafiou um jogador do Vila FC e dali até às cenas de pugilato dentro do relvado foi um ápice, com alguns adeptos da casa bem como alguns elementos dos Vila Boys entraram em campo. Manuel Rocha, técnico do Pedroso acabou agredido, o árbitro da partida foi rapidamente retirado das quatro linhas bem como os elementos do Pedroso, que não escaparam a algumas agressões, até que responsáveis dos vilanovenses conseguiram serenar os ânimos e acabar com aquela situação.
Em resumo, vitória justa do Vila FC que conseguiu ser mais eficaz que o Pedroso, castigado pela desinspiração dos seus avançados.

Declarações


Edmundo Duarte: "Os derbies aquecem sempre um bocadinho e a rivalidade faz com que o nervosismo venha ao de cima. Em jogo jogado fomos melhores, mostramos inequivocamente porque é que estamos há 24 jogos sem perder, por isso, de uma equipa que à partida era apenas para competir, conseguimos do nada dar-lhe alma e depois fazê-la brilhar ao ponto de se tornar ganhadora".
Sobre a subida de divisão, técnico referiu que "os objectivos não passavam pela subida e com miúdos, conseguimos construir uma equipa que joga bem e que está a fazer um campeonato brilhante. Tudo pode acontecer, temos que estar com os pés bem assentes no chão e com a calma e discernimento que é necessária. Esta equipa é muito jovem, nunca lutaram por subidas de divisão e a pressão conta sobremaneira, assim como a inexperiência e é isso que me preocupa. Vamos ver o que acontece e pensar unicamente jogo a jogo".

Manuel Rocha: "Primeira coisa que digo é que quero dar os parabéns à Associação. Mais uma vez pôs o mesmo árbitro no jogo do Cerco do Porto aqui no Vila FC. Não tenho mais nada a dizer. Fomos a melhor equipa em campo, fomos infelizes, não marcamos, sofremos e perdemos. Parabéns ao Vila FC".
Sobre a subida de divisão, o treinador referiu que a sua equipa não desiste: "Vamos lutar até ao fim. Entramos no campeonato foi para ganhar os jogos todos. As vezes não conseguimos, umas vezes por demérito outras porque não nos deixam ganhar e hoje foi o caso. O Pedroso vai lutar até ao fim", afirmou. Sobre os desacatos verificados no final, o treinador mostra alguma tristeza pelo ocorrido culpabilizando os atletas do Vila FC: "Fico triste porque os meus jogadores não fazem isso. É pena porque são miúdos que estão a crescer para o futebol e portaram-se muito mal. Foram eles que originaram tudo isto. Foram para ali insultar a assistência depois de ganhar. Eu quando ganho dou os parabéns ao adversário e vou tomar banho e era o que eles deveriam ter feito. Isto que aconteceu é triste", concluiu o treinador.

Melhor em Campo

Bruno Fonseca apontou o golo da vitória na marcação de um livre directo
e mereceu a distinção do 'Melhor em Campo' para o A Bola é Redonda

"Foi uma vitória merecida, lutamos, era um adversário directo e foi bom. Lutamos para vencer um golo foi suficiente e com muito sofrimento conseguimos ganhar. O que motivou isso, foram os nossos festejos no final do jogo e a equipa do Pedroso reagiu mal. Depois complicou-se e houve alguma confusão. O nosso objectivo é pensar jogo a jogo e vencer, e se no final conseguirmos chegar lá, será muito bom".

6 comentários:

Anónimo disse...

simplesmente uma tristeza!!!

o vila devia era jogar nos amadores!!! muito feio o que aconteceu, muito lamentavel...

enfim!

Anónimo disse...

Lamenta-se o que aconteceu no final.

Ninguem esteve bem. Mas lembrem-se os criticos que o jogo tinha terminado e que em momento algum o arbitro foi o visado.

Apenas os agressores do Pedroso foram os visados... porque esses "palermas" do pedroso insultaram tudo e todos, armados em fortes e depois... pareciam crianças a fugir

Anónimo disse...

Tudo começou pelo Treinador do Pedroso, que no final foi tirar satisfações a um jogador do Vila, quando estavam agraceder ao Público.

Anónimo disse...

Já alguem reparou que 90% das vezes em que não ganha, o treinador do Pedroso culpa as arbitragens Quando ganha normalmente a arbitragem esteve sempre muito bem...(ide ver os outros jogos do Pedroso aqui no site...)

Anónimo disse...

E de lamentar mas quem começou com os insultos foram os jogadors do vila quando começou a segunda parte em que 3 jogadores suplentes estavam a fazer aquecimento mais o guarda redes do vila e começaram a insultar os adeptos do Pedroso com gestos improprios. E pena pois nos pedroenses nao mereciamos isto pois quando vieram ca foram bem arrecebidos e nao ouve confusoes o jogadores do vila tem que crescer um bocadinho a nivel de mentalidade pois vesse que nem a propria equipa tecnica tem mao sobre eles.

Anónimo disse...

Mas quem é este anónimo para falar dum clube com 97 anos de história??? ir para os amadores???vê-se que delira e tem mau perder, tal como os adeptos do Pedroso no fim do jogo! é só inveja do poderio do maior clube de Gaia! tenham vergonha!!!