10 de março de 2011

Entrevista com: André Claro (Jogador do Famalicão)

André Claro, jogador formado no FC Porto, iniciou a sua carreira futebolistica nos Dragões Sandinenses. O 'A Bola é Redonda' conseguiu chegar à fala com o jogador e é o entrevistado em foco da rubrica 'Entrevista Com' desta semana. Ao longo da entrevista, o jogador fala da experiência que teve nos tempos em que trabalhou com o plantel principal do FC Porto, bem como a ida ao Chipre em partida da Liga dos Campeões e também das ambições a nível de Selecção Nacional. Hoje em dia é o atleta em foco no Famalicão, que disputa a 3ª Divisão Nacional, sendo o melhor marcador com oito golos e já a despertar o interesse de clubes de nomeada da Liga Zon/Sagres.
Entrevista a não perder em mais um exclusivo 'A Bola é Redonda'.


André Claro deu os primeiros passos no futebol no Dragões Sandinenses

A Bola é Redonda (ABR) - André Claro, em que clube começou a jogar futebol?

André Claro (AC) - Eu comecei a jogar nos Dragões Sandinenses. Será um clube que nunca esquecerei. Foi ali que aprendi as minhas primeiras lições sobre futebol onde o mister José Couto me ajudou muito. Fizemos grandes épocas, principalmente a última, em que fomos campeões de série e a época em que me destaquei mais.


ABR - Depois dos Dragões Sandinenses deu o salto para o FC Porto. Como se processou essa situação?

AC - Eu já andava a ser observado pelo que me disseram, há muito tempo e tanto o FC Porto como o Boavista andavam a lutar por mim. Contudo sucedeu o Porto, e então avancei nunca pensando o trajecto que viria a fazer.


ABR - Ainda enquanto júnior dos portistas foi diversas vezes chamado aos trabalhos da equipa principal. Como viveu esses momentos?

AC - São momentos inesquecíveis, convivi com os melhores jogadores de Portugal e cada dia que trabalhei com eles aprendi sempre bastante.


ABR - Chegou mesmo a estar no banco numa partida da Champions League, no Chipre, frente ao APOEL. O que sentiu nesse momento?

AC - Ouvir aquele hino e sentir aquele ambiente no estádio e vibrante. Adorei a experiência e espero que o futuro me proporcione mais oportunidades daquelas! A Liga dos Campeões é o desejo de qualquer jogador.


ABR - Apesar de ter feito toda a formação e de ter trabalhado com o plantel sénior, não integrou a equipa esta temporada tendo que sair. Que motivos lhe deram para não o integrarem com a equipa?

AC - Simplesmente esta última época não correu como o desejado e o Porto achou que ainda não estava preparado para o mundo profissional. Respeitei, aceitei com naturalidade porque jogar no FC Porto não é para qualquer um. Não levei como uma desmotivação, continuo a trabalhar e como se denota tenho feito uma boa temporada ate ao momento.

Jogador chegou
este ano ao Famalicão
 ABR - Entretanto agora representa o Famalicão. Foi o único clube que se interessou nos seus serviços ou houve mais interessados?


AC - Houve mais alguns clubes interessados sim. Alguns clubes de Segunda B abordaram-me mas foi o FC Famalicão que mais me interessou pelas variadas condições, estádio, historia.


ABR - O Campeonato da 3ª divisão está a correr bem. O objectivo do Famalicão é mesmo a subida de divisão?

AC - Sim, foi logo delineado desde o principio da época. Temos uma excelente equipa e a nossa cabeça só passa pela subida.


ABR - O Claro é o melhor marcador da equipa e jogador em destaque no Famalicão. Acha que de alguma forma os responsáveis do FC Porto estão arrependidos de o terem dispensado?

AC - Não sei se estarão arrependidos, mas neste momento não e isso que me interessa. Agora quero continuar a jogar bem, a jogar confiante e ajudar-me a mim e a equipa para alcançar os objectivos.


ABR - Fala-se do interesse de clubes da 1ª Liga nos seus serviços. Esses rumores deixam-no orgulhoso?

AC - Sim, é óbvio que deixa. É sinal que o meu trabalho e esforço estão a ser reconhecidos.


ABR - Se houvesse interesse de algum dos outros clubes chamados grandes, nomeadamente o Benfica ou o Sporting, sentir-se-ia preparado para esse desafio ou pensa que ainda poderá evoluir mais antes de chegar novamente a esses palcos?

AC - Sim, penso que estaria preparado. Não há nada a temer, o futebol é o que gosto de fazer portanto tento usufruir ao máximo, é um desafio e sempre bom. Por outro lado jogar neste patamar também me ajuda muito a evoluir. Mas não hesitaria se houvesse essa oportunidade.


O golo faz parte do vocabulário futebolistico do jogador
ABR - Olhando para os clubes de Gaia. O Famalicão tem como adversários o Candal e o Oliveira do Douro. Que tem a dizer sobre estes dois adversários?

AC - São equipas como as outras, encaramos da mesma maneira. É certo que para mim tem algum significado por serem Gaienses. O Candal mostra-se uma boa equipa e esta na luta pela subida também. O Oliveira do Douro esta com algumas dificuldades este ano, mas espero que consiga inverter o rumo.


ABR - À semelhança do que já aconteceu com o Dragões Sandinenses, o Vilanovense e o Canelas, o Coimbrões está a disputar a 2ª Divisão Nacional. Tem seguido a carreira da equipa?

AC - Não, por acaso não tenho acompanhado muito. Alias vi no jornal, já depois da época começar, que o Coimbrões estava na 2º B. Esperemos que consiga manter-se uns bons anos e subir, quem sabe, a divisões superiores. Era muito bom para a cidade.


ABR - E relativamente aos Dragões Sandinenses. Tem acompanhado o campeonato da equipa?

AC - Não, infelizmente não tenho acompanhado desde que começou descer ate as distritais. Espero que consiga recuperar aquela força que tinha há dez anos atrás quando era a melhor de Gaia.


ABR - Se o André tivesse que escolher um clube do Concelho de Gaia para representar, qual seria e porque?

AC - Neste momento seria o Candal ou o Coimbrões, pois são os que estão melhor em termos de divisões. Talvez num futuro, dependendo da minha carreira, gostava de ajudar os Dragões Sandinenses.


ABR - Na sua opinião, o que falta aos clubes gaienses para que possam ter ainda mais expressão?

AC - Sinceramente, não sei. Talvez pessoas que possam investir mais e maiores presenças de sócios nos estádios.


ABR - Estreou-se nas selecções jovens nos sub-16 mas também já representou os sub-18. Espera ser chamado à Selecção A?

AC - Eu estou a trabalhar, vou dar o meu máximo, para que o consiga mas sempre consciente que é muito difícil. Primeiro gostaria de representar os Sub-20 no Mundial, mas sei também que será difícil. Vamos dar tempo ao tempo.

Atleta diz-se preparado
para dar jogar em
 divisões superiores
ABR -  De todos os treinadores que já teve até ao momento, qual foi aquele que mais o marcou e porque?


AC - Todos me marcaram bastante, pois todos me ajudaram. Mas tenho um especial apreço pelo mister Rui Gomes, pelo mister Raúl, pelo mister Guilherme e o mister José Couto por ter sido o meu primeiro.


ABR - Ao longo da carreira já teve momentos altos e momentos baixos. Qual foi o melhor momento na sua carreira? Já agora, qual foi o pior momento que já viveu no futebol?

AC - O melhor foi sem duvida a ida à Liga dos Campeões! Tive algumas situações difíceis em que não joguei tanto quanto queria mas já e passado e não interessa muito.


ABR - Quem é o seu ídolo no mundo do futebol e porque?

AC - Luís Figo pelo jogador que foi e a simplicidade como homem. O Messi, confesso, que também é exemplo de profissionalismo, na actualidade o melhor sem duvida.


ABR - Para terminar, gostaria que deixasse uma mensagem a todos os jovens jogadores de futebol que sonham jogar ao mais alto nível, mas também uma palavra para os leitores do blog que acompanham a sua carreira.

AC - Eu não sou ninguém ainda para aconselhar, certamente, pois a minha carreira ainda esta a começar. Mas da experiência que tive ate agora, posso dizer que não podemos relaxar nunca e quando passamos momentos sem jogar temos de trabalhar o dobro, mas sempre com o sentimento de prazer a jogar. E nunca desistir, pois o futebol da muitas voltas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande jogador este do nosso Fama.
É realmente um jogador fenomenal.
Para sempre Famalicao.